FONES PARA CONTATO

FONES PARA CONTATO: OI (81) 8510 8100 CLARO (81) 9100 5203

segunda-feira, 5 de maio de 2014

C A R T A    D E   U M A    M O N I T O R A
M A T A R AM   A   MA T E M Á T I C A
Ao escrever esta me vem sentimentos de raiva, tristeza e revolta. Por quê? Querem acabar com o Laboratório do Ensino da Matemática do Moreno, o LEMAM. Querem acabar com a casa de vários garotos.
O LEMAM é referência no Nordeste por ser o mais equipado da região, superando até mesmo o da UFPE. Ensinando matemática de um jeito cativante: com diversão. Por meio de jogos, brincadeiras e de aulas interativas nós levamos conhecimento a quem quiser. Abrimos a porta para quem vier até nós em busca de conhecimento, e quando a escola não podia vir até nós, arrumávamos algum ônibus e íamos até lá. Atendíamos desde a escola mais carente até universidades de outros municípios. Depois ficamos sabendo que os alunos que nos visitaram estão melhores em matemática e até querem criar um laboratório próprio nas escolas. Era gratificante. Fomos de Vitória a Olinda, de Palmares a Natuba, de Bonança a Recife, de Paulista a Bom Jardim, de Moreno a Tupanatinga para ensinar e aprender, pois a cada visita e exposição nós também aprendíamos.
         Éramos e somos formados por professores que foram para João Pessoa (Paraíba) e Salvador (Bahia) em busca de conhecimento para o LEMAM. Temos as adoráveis senhoras que cuidavam da limpeza, nossas “tias”, e temos os monitores, alunos da rede pública de Moreno que conseguiram chegar lá para trabalhar como voluntário (mas ganhamos uma excelente remuneração: CONHECIMENTO). Todas esses formam a família LEMAM, que também inclui qualquer um que se interesse pelos números e pelo desenvolvimento do raciocínio.
Foi criado em 2007 e desde 2012 se vê em crise. A Secretaria de Educação e a Prefeitura de Moreno tentam fechá-lo a todo custo com p pretexto de “não ser tão importante”. Já deixaram de mandar recursos para lá faz tempo, e sobrevivemos com rifas, cotas e com o dinheiro do bolso dos professores. Demitiram duas vezes as “tias” e agora fizeram um ataque avassalador: cortaram um turno do funcionamento e três dos quatro professores.
Segundo a Secretaria (a “mandante”), os três professores irão suprir vagas em escolas municipais (e os candidatos dos concursos que eles não chamaram?) e era impossível manter o turno da noite. Vão mandar dois professores readaptados de matemática da rede pública municipal, mas como se não existem tantos? E como ficam os alunos do turno da noite, que ou estudam em horário integral, ou fazem cursos, ou não podem vir por outro motivo nos demais turnos?
O LEMAM mandou uma contraproposta  e a resposta: “o LEMAM é subordinado ao município”, ou seja, deve somente obedecer, pelo que foi entendido, sem criticar.
Por quê eles desejam fechar uma SALA DE AULA? Por quê? Pela televisão sabemos que em outras cidades abrem-se escolas, já em Moreno fecham-se escolas.
Dessa vez nós perdemos a batalha mais uma vez, mas há uma longa guerra pela frente. Estamos todos abalados e caídos, mas vamos nos reerguer, mesmo que demore.
MATARAM A MATEMÁTICA EM MORENO.
MATARAM A CASA DE VÁRIAS PESSOAS.
MATARAM O LEMAM.
Escrevo para Valdilene, Pedrinho, Ildelmo, Generino e Flávia, os professores; Lúcia e Nana, as tias, e para os monitores Marcela, Jadson, Lucas, Mayara, Nayara, Alan, Ruan, Geovana, Jobson, Pablo, Karollyn, Rhaysa, Jefferson, Pedro, Gabriel, Vanessa e para todos os outros que não lembro o nome.


UMA MONITORA. 

CIEC

CIEC

SANTO CAMILO

SANTO CAMILO